Indústria Brasileira De Aço Pode Ganhar Novo Impulso Em 2023

23/09/2022 – São Paulo Aberta – SP


Embora o mercado de aço no Brasil passe por um momento de crise, alguns números indicam que a tendência pode ser de crescimento em 2023. Tais números são do Instituto Aço Brasil, Instituto Nacional de Distribuição de Aço e da World Steel Association.

Embora a alta no preço das commodities seja um fator preocupante, o mercado global apresenta
suas demandas que não podem ser ignoradas.

E o Brasil se mostrou preparado para atendê-las!

Crescimento em meio à crise

Com a Guerra na Ucrânia, o Brasil não foi o único prejudicado com a produção e exportação de
aço. Outros fatores como a inflação, as incertezas políticas e a própria proteção do mercado fez com que muitos países também sofressem essa desaceleração no setor.

Atualmente o Brasil é o 9º país que mais produz e exporta aço no mundo. Contudo, a alta nos preços dos maiores produtores como a China e os EUA, fez com que o mercado brasileiro passasse por ajustes (concessão de descontos) o que elevou os prêmios no país.

Ou seja, as usinas brasileiras conseguiram chamar a atenção das demandas internacionais pelo material acabado (laminados) e semi-acabado (principalmente placas), encontrando o fôlego desejado para manter o setor aquecido em 2022.

Segundo dados do Instituto Aço Brasil, durante o mês de maio deste ano, o setor elevou em 43% o volume de exportações com relação ao mesmo período de 2021. O aumento corresponde a 1,1 milhão toneladas de aço, gerando divisas de US$ 1 bilhão, com alta de 64,8% sobre o ano passado.