Consumo de aço no mercado brasileiro recua 15,7% em maio, diz Aço Brasil

27/06/2022 – Valor – SP

No acumulado de 2022, o consumo aparente teve queda de 14,6% em relação a igual período do ano anterior e as vendas, recuo de 14,7% As vendas de aço no mercado brasileiro continuaram em queda firme no mês de maio, apesar de leve melhora, em alguns casos, em relação ao desempenho de abril. É o que retrata os números da entidade das fabricantes, o Instituto Aço Brasil, e das distribuidoras de aços planos, o Inda, divulgados nesta semana.

Os volumes das usinas direcionados ao mercado interno registraram recuo de 13,4% na comparação com mesmo mês do ano passado, com 1,8 milhões de toneladas, informou o Aço Brasil em seu boletim mensal.

De janeiro a maio, o tombo nas vendas foi de 14,7% frente ao mesmo período do ano passado. Por sua vez, o consumo aparente — soma de vendas internas mais material importado — atingiu 2,1 milhões de toneladas, o que representou recuo de 15,7% ante um ano atrás, informou. No acumulado de 2022, teve queda de 14,6% na mesma base de comparação.

As empresas da rede de varejo reforçaram suas compras no mês, com 366,7 mil toneladas, segundo o Inda, o que representou alta de 46,6% frente a abril e de 6,1% sobre um ano atrás. Porém, no ano, o volume mostra recuo de 7,7% — em linha com a demanda dos setores consumidores, como máquinas e equipamentos, construção e linha branca e autopeças.

Os estoques na rede fecharam maio com giro de 2,5 meses de venda, número considerado saudável, mas a perspectiva é que subissem um pouco em junho com o volume de compras maior.