Vendas de distribuidores de aços planos em janeiro crescem frente a dezembro

Money Times – SP   01/03/2023

Os distribuidores de aços planos do Brasil venderam cerca de 311 mil toneladas de aços planos em janeiro, alta de 21% sobre dezembro, mas volume estável na comparação com um ano antes, segundo dados da associação do setor, Inda, divulgados a analistas na véspera.

Segundo relatório de Thiago Lofiego e equipe do Bradesco BBI, as vendas de janeiro foram equivalentes a 14,1 mil toneladas por dia, em um desempenho acima do esperado pelo Inda.

Já as compras de material pelos distribuidores, segundo os analistas do Itaú BBA liderados por Daniel Sasson, subiram 32% ante dezembro e 6% na comparação ante janeiro de 2022.

Com isso, os estoques dos distribuidores recuaram 16% na comparação mensal, para o equivalente a 2,7 meses de vendas, afirmaram os analistas. O nível de inventários segue reduzido em relação à média de 2,9 meses dos últimos cinco anos.

“O INDA espera que as vendas e compras dos distribuidores caiam 15% em fevereiro ante janeiro”, disseram os analistas do Bradesco BBI.

Segundo os analistas do Itaú BBA, “o aumento nos custos de produção, combinado com os preços domésticos do aço em linha com o nível de paridade de importação, abre espaço teórico para as siderúrgicas tentarem implementar altas de preços no mercado doméstico”. “Porém, o atual ambiente de fraca demanda não parece apoiar tal medida”, acrescentou a equipe liderada por Sasson, que espera estabilidade nos preços da liga no Brasil “nas próximas semanas”.