Vendas de aços planos surpreendem as distribuidoras

21/09/2022 – Diário do Comércio – MG


As vendas de aços planos por distribuidores do Brasil, em agosto, somaram 334,9 mil toneladas, alta de 6,2% ante julho e de 22% frente ao mesmo mês do ano passado. O resultado superou as expectativas do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), que esperava um avanço menor. Para setembro a tendência é de vendas 1% inferiores, porém, para o fechamento do ano, a estimativa é superar os 5% previstos inicialmente.

As compras do setor, em agosto, também ficaram maiores. Ao todo, foi registrado incremento de 5,6% no confronto com julho, chegando a um volume total de 350,9 mil toneladas, contra 332,3 mil registrados anteriormente. Frente a agosto do ano passado, quando a aquisição do setor chegou a 302,5 mil toneladas, o aumento ficou em 16%.

“As vendas e as compras estão evoluindo positivamente. Nas compras, se olharmos os últimos 12 meses, ainda há uma queda de 2,5%, mas está havendo uma recuperação. Em vendas, tivemos uma surpresa. Estávamos esperando um crescimento menor e tivemos um aumento de 6,2%. Em relação a agosto passado, o crescimento foi mais forte, 22%. Lembrando que em agosto de 2021 já havia um movimento de recuperação de entrega das usinas, fazendo com que nossas vendas fossem um pouco piores. Nos últimos 12 meses, também houve recuperação das vendas e já é vista alta de 1,8%”, explicou o presidente do Inda, Carlos Loureiro.

De acordo com o Inda, a expectativa do setor de distribuição para setembro é de crescimento de 3% nas compras e de queda de 1% nas vendas frente a agosto.

“De qualquer maneira, se essa venda menor for confirmada, nós vamos ter de janeiro a setembro um crescimento de 4,6%. Saímos de 3,6% para 4,6%. Então, nossa expectativa para o fechamento do ano é de um crescimento acima de 5%”, disse Loureiro.

Em relação aos estoques, em número absoluto, em agosto foi registrada alta de 2% em relação ao mês anterior, atingindo o montante de 822,2 mil toneladas, contra 806,2 mil. O giro de estoque fechou em 2,5 meses.